J21 NOV 2013. OFF LIMITS. 20-24h. Proyecciones, Instalaciones y Performances


>RESIDENCIA + VIDEO-PERFORMANCE-INSTALACIÓN. 20H

ELISA ARTETA (Esp)


>VIDEO-INSTALACIONES
. 20H
ANTONIO ORTUÑO
(Esp)

>FESTIVALES
. 21H
> L'ŒIL D´OODAAQ (Fra)
> VISUAL CONTAINER (Ita)
> FONLAD (Festival Online de Artes Digitales) (Por)


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
RESIDENCIA + VIDEO-PERFORMANCE
 


ELISA ARTETA (Esp)
Displaced Body 


DISPLACED BODY es una instalación de vídeo, sonido y movimiento del cuerpo que la artista ha desarrollado en una residencia de dos semanas en la galería Off-limits. En este trabajo no existen ni un comienzo ni un fin, sino que la propuesta muestra un estado prolongado en el tiempo, y el propio público decide la duración de su experiencia. La situación refleja un cuerpo que ha sido desplazado por los acontecimientos sociales, políticos y económicos más recientes y que intenta reconocerse, comprender y sentir cada una de sus partes de nuevo. Un cuerpo que se busca a sí mismo y su lugar en el mundo.



VIDEO-
INSTALACIONES

ANTONIO ORTUÑO
(Esp)
My american uncle
9:00

Por un lado está la video-instalación donde en una proyección de una duración de 9 minutos en loop constante, un chico sueña, en el sentido literal de la palabra, con todo lo que ello conlleva. Aparentemente es un hombre dormido pero ¿son realmente diferentes los sueños de alguien en estado de reposo que los de un hombre despierto y cuyas ilusiones le empujan hacia metas tan difíciles o imposibles como las que nos presenta cada noche nuestro inconsciente?

http://www.youtube.com/watch?v=qdg7dWkPRyA



FESTIVALES
> L'ŒIL D´OODAAQ _ FR
L’Œil d’Oodaaq edits a DVD compilation that allows viewers to rediscover some of the videos screened during the festival. Videos that are flirting with documentary elements, or that hijack codes of public television, animation films, recordings of performances, landscapes from far away; a heteroclite selection reflecting the different views confronting the explorers of the island of Oodaaq.

Thierry Mandon
Tableau vivant
2'30 - 2007-2008

Justine Pluvinage
Tourette et péroné
3'24 - 2012

Fabio Godinho
Research in Space (Variation 4)
3'46 - 2012

Viola Groenhart
Inland
6'16 - 2007

Sylvia Donis
Vie, mort et retour
2'53 - 2012

Max Hattler
Shift
3’00 - 2012

Juan Duque
Temporary view
2’11 - 2011

Frank Bubenzer
Luftnummer Bonfortionos
11’20 - 2011

Giney Ayme
Pour Cesare Vanini
2’35 - 2011

François Lejault
Roue
6’14 - 2008

T
Never burning story
15’15 - 2011

Total
:60”




> VISUAL CONTAINER _ IT
ITALIAN VIDEOART PLATFORM Since 2008, the first italian videoart distributor and platform for videoart promotion and special projects.Video Selection:

Barbara Brugola
Lapse of View
3'15"
2012


Lucia Veronesi
Intérieur
2'47"
2011


Marta Roberti
Sarà stato
7’12
2013


Joas Sebastian Nebe
RUSHHOUR
3’08
2012


Igor Imhoff
M‐ARRAY
1’16
2013


Di Bernardo Rietti Toppeta
Fisiognomica
2'40"
2012


Francesca Leoni
INS(H)IDE
3'08"
2011


Sabrina Mazzuoli
Leaving
3’19
2013″


Tommaso Pedone
Gratta & Vinci
5'45"
2009


Enrico Pieraccioli
Emergenza Primaria
6'20"
2010







> FONLAD (Festival Online de Artes Digitales) _ PT
O Festival On Line de Artes Digitais chega à sua 9ª edição sob o paradigma da viragem e da renovação. Centrado no Espaço de Artes, Multimédia e Performance, pretende-se celebrar os 50 anos da vídeo arte através da realização de projectos de intervenção em espaços não convencionais e a experimentação de novas linguagens e formas de apresentação das artes digitais.
http://www.fonlad.net - fonlad.festival@gmail.com

Comissário: José Vieira

Organização: Festival Proyector

BODY & SOUL - FONLAD @ PROYECTOR

Melinda Sefcic
(Hr)
 
Mirror of my Soul
3:51 - 2012
Imaginação, emoções e criação espiritual são os elementos que me conduzem através do meu trabalho. As palavras, em seguida, tornaram-se inúteis e vazias, desenhos, pinturas e vídeo são contadores da histórias contadas através do meu trabalho. Excitam alguns sentimentos únicos que são específicos para o próprio observador.

Eduardo Ferreira (Pt)
Untitled3:10 - 2012
A partir de 2012 começo a colocar-me em frente da câmara, dando assim início a uma série de video-performance.
Nesta série, num acto inconsciente exploro o “eu” através da expressão facial e vocal, materializando as várias partículas, que, durante o acto performativo, o traduzem.

Kalil Charif (Br)
Regurgitate2:18 - 2012
“Regurgitate”, faz parte da Série Discursos, uma investigação sobre o corpo humano que explora
ângulos inusuais, desenvolvendo a idéia de estranheza em nós mesmos, em que novas formas de incorporação de discursos emergem. Contém imagens tiradas de um discurso silencioso do artista, com longa experiência em conectar arte performática e videoarte e cuja pesquisa transborda esses dois campos.

Inês Lopes (Pt)

Sem Título

2:29 -
2013Este trabalho vídeo baseia-se nas sensações através da água e mesmo nos seus próprios sons. Cada pessoa interpretará o vídeo conforme o que sentir. Procuro fazer com que cada espectador entre no seu mundo onírico e/ ou sensacional.
É com a necessidade de mostrar e aconselhar ao público de como podemos tirar partido das coisas mais simples que a natureza nos oferece, que realizo este trabalho.
Como podemos, pura e simplesmente ouvir e ver o que nos é dado. Algo que, pessoalmente, gosto de fazer. Sentir puramente o que me é oferecido e tirar o maior partido disso. Neste caso, uma sensação de calma, paz e um transporte para o meu psicológico mais profundo.

Ana Varela (Pt)
Melke2:46 - 2013Melke, significa ‘a minha imagem’ em hebraico. A imagem é o corpo, o corpo humano a ser percorrido em busca do mais ínfimo detalhe na textura, acompanhando todos os movimentos e o pulsar do mesmo. A viagem acompanha todas as formas e volumetrias do corpo, dos pés à cabeça.

Com.Tatoo (It)
FR-Agile3:58 - 2012A palavra Frágil contém dentro de si a palavra Ágil. Isto significa que, dentro do estado da fragilidade, existe uma característica do ser humano. Dentro de cada pessoa, mesmo em um estado de fragilidade ou prisão, há uma forte necessidade e objetivo de liberdade e ação. O
vídeo Fr-ágil é um reflexo dessa necessidade. Um sonho de liberdade de um corpo aprisionado.

Francesca Fini (It)
With an Helmet - Fair and Lost5:24 - 2012Usando eléctrodos a artista tenta fazer a maquilhagem. Contrações musculares involuntárias, causadas por choques eléctricos, são muito fortes; não conseguindo controlar as mãos... a maquilhagem espalha-se por todo o rosto. O movimento da mão representa a doença do hábito social, que revela a sua fragilidade quando o sistema parece a ponto de entrar em colapso: o profundo conflito entre um comportamento consciente e o condicionamento social externo.
O projecto faz parte de um outro mais lato: withanhelmet.blogspot.it

Jenn Mogilevskaya (Ru)

State of Matter2:08 - 2012
Neste vídeo a artista procura capturar qualidades como vulnerabilidade, fora de controle e primitivismo. Tenta acordar sentimentos esquecidos e reanimá-los. Fazendo isto, pergunta-se o que permanece como uma memória deles, como estimulá-los emocionalmente e por que
brilha uma luz sobre eles? Que ferramentas são necessárias para este tipo de experimento, a fim de alcançar uma mudança visível e audível? Ouve-se uma flauta, um objeto que tem um significado sentimental para a artista (memória de infância). O som antigo da flauta atua como um catalisador para capacitar o despertar sensorial.

Teresa Gomes (Pt)
Sem Título2:50 -2013
Uma personagem deambula num espaço por ela desconhecido, explora, corre, brinca, experiementa, é lhe dada liberdade, no entanto esta é finita, dado o espaço que lhe é proposto explorar, não só ser limitado pelas suas paredes, os seus obstáculos, mas por ser um “acidente
da minha imaginação.”

Francesca Lolli (Pt)
Abadoon4:29 - 2013
O título do vídeo (Abaddon, do hebraico ‘abad’, que significa ‘enviar para a perdição“) leva o nome do Rei do exército de gafanhotos mencionados no Apocalipse de João (capítulo 9, versículo 11), que trata de assombrar os homens que não têm o selo de Deus. A idéia é a de um “exército exterminador” formado por seres humanos ameaçadores, que impôem a sua vontade sobre os
outros, capazes de modificar e destruir seu habitat e tudo em seu redor.

Con.Tatoo (It)

Person-A
4:26 -2013
Em latim, a palavra “persona” representa a máscara do ator e do personagem que ele interpreta.
Este trabalho é sobre a máscara que cada um de nós usa na vida, especialmente para se relacionar com os outros. Sobre a busca da verdade noutra pessoa. O ato de arrancar a máscara é uma performance simbólica executada pelo grupo artístico Con. Tatto (Francesca Leoni- Davide Mastrangelo) na busca da verdadeira identidade do outro.

Inês V. Bonhorst (Pt)
 
The Guise
4:13 -2012O Guise / O disfarce“ é uma peça inspirada na alegoria da caverna de Platão, uma história que, de uma forma ou de outra, essencialmente, descreve a condição humana.
Neste conto alegórico pessoas como nós estão presas desde o nascimento numa caverna.
Em “The Guise” a bailarina está ligada a uma árvore, que representa as raízes que nos suspendem e nos fazem o que somos.

Daniela Orlev (Isr)

Flowers nº1

4:52 -2012
O desejo de mergulhar uma imagem no corpo - replicando, indefinição, esmagamento, uma tentativa de absorção.



> ENTRADAS
Las entradas a los espacios tendrán un PRECIO LIBRE, a excepción de La Neomudéjar, es decir, las personas eligirán cuál es el precio que quieren dar para ver el festival o las piezas expuestas.

Todo el dinero recibido por el PRECIO LIBRE, irá para pagar, en primer lugar los gastos de impresiones, compras, transportes y viajes de los artistas participantes. Después, si fuera posible, para pagar cachés de artistas. Y en último caso, para pagar las labores de los coordinadores.


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

> OFF LIMITS  
C/ de la Escuadra, 11. Madrid
D. 21 nov. H: 20-24h
I. J21 nov 20h

http://www.offlimits.es
 
Ver mapa más grande